Centro de Especialidades Odontológicas oferece atendimento de qualidade aos aracajuanos

Os aracajuanos que precisam de tratamento especializado em saúde bucal, a exemplo dos que ocorrem na área da endodontia e da periodontia, podem contar com os profissionais do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), unidade gerida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no bairro Farolândia.


O centro oferece consultas odontológicas, encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e atendimento plantonista aos finais de semana e feriados, assim como procedimentos de restauração, extração, atendimento a gestantes e outros serviços especializados, como os de tratamento de canal (endodontia), cirurgia bucomaxilofacial e exames de biópsia.

 “Durante a semana, realizamos atendimento estendido, das 7h às 19h, para o paciente que, anteriormente, procurou uma das UBSs da cidade e foi encaminhado para o CEO. Além desse horário, em finais de semana ou feriados, funciona no centro o Serviço de Urgências Odontológicas de Aracaju, das 19h às 7h, com profissionais prontos para atender os pacientes de urgência”, explica a coordenadora do Programa de Saúde Bucal da SMS, Gilmara Barreto.

Para os atendimentos odontológicos eletivos no CEO, o usuário pode agendar presencialmente na unidade, ou também pode entrar em contato com a Central de Atendimento da Secretaria Municipal da Saúde, pelo 0800 729 3534, digitando a opção 7.

“Muitos dos pacientes nem sabiam que poderiam ter acesso a esse serviço de forma gratuita. Se fossem fazer em um serviço particular, muitos não teriam condição financeira, e isso acarretaria a perda do dente por falta de acesso ao serviço. O CEO oferece um atendimento de qualidade, com profissionais qualificados, especialistas, mestres e até doutores na área, todos prontos e dedicados para atender os aracajuanos da melhor forma e entregar um bom serviço público”, destaca o endodontista Anderson Siqueira que, desde 2005, trabalha na Secretaria da Saúde de Aracaju.

José Francisco Filho, de 75 anos, recebeu atendimento no CEO após encaminhamento da UBS do Cidade Nova, bairro em que mora. “Passei no dentista na UBS e ele fez o procedimento, mas disse que seria bom eu ir a um especialista para ver direitinho, pois eu precisava fazer uma limpeza mais profunda. Sinceramente, eu nem sabia que tinha esse Centro em Aracaju. Soube porque fui no postinho e de lá marcaram pra vir. Achei muito bom, ótimo, ter um lugar especializado assim pra cuidar da gente. Isso é muito vantajoso para a população”, comenta.

Inara Beatriz dos Santos é mãe de João Pedro Santos Severo, de 3 anos, que recebe atendimento do Programa de Saúde Bucal da SMS. O pequeno foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e, desde cedo, a mãe enfrentava dificuldades para cuidar da saúde bucal do filho, o que mudou desde que chegaram ao Centro de Atendimento Odontológico da Prefeitura de Aracaju.

“Hoje, me sinto muito acolhida e feliz porque a gente sabe a luta que é o dia a dia e ter um local aqui pertinho de casa para atender um filho com todo o acolhimento que ele precisa faz toda a diferença. Já sofri muito levando João Pedro para outros médicos que não tinham esse cuidado, esse carinho e humanização com o qual ele foi recebido aqui. Já estou há uns dois meses em acompanhamento com ele. Realmente estou feliz de verdade, porque eu, como mãe de autista, reconheço que meu filho tem muita sensibilidade e pequeno tem muita dificuldade de fazer higiene bucal e isso tem mudado bastante”, conta Inara, emocionada.

Para o dentista Tito Santos, que atende na UBS Augusto Franco, no bairro Farolândia, os profissionais são capacitados para trabalhar com ações preventivas junto à população. “Trabalhamos muito na educação em saúde, fazendo palestra sobre a importância de prevenir por meio de uma alimentação saudável, sobre a importância da escovação dos dentes e das condições que devem estar a escova, o uso do fio dental e costumamos fazer isso até no hall de atendimento das UBSs, quando temos muitos pacientes na espera. Além disso, também com os agentes comunitários de saúde. Eles são capacitados e nos ajudam como peças fundamentais na promoção à saúde, já que são os que vão até a casa dos pacientes. A parceria também acontece com médicos e enfermeiros que, identificando algum problema bucal no paciente, pode encaminhá-lo diretamente para um dentista da UBS”, afirma.
Categoria:

Deixe seu Comentário