Caravana da Aprendizagem: jovens aprendizes de diversos estados participam de treinamento para o mundo corporativo

O Programa Aprendiz Integrado leva treinamentos aos polos do Rio de Janeiro, Pará, Bahia e Sergipe 



O programa de aprendizado Aprendiz Integrado realiza, neste mês de julho, a Caravana da Aprendizagem, um circuito de palestras e treinamentos com jovens aprendizes.  Já foram visitados os polos de Três Rios (RJ), Levy Gasparian(RJ),  entre outras comunidades do estado fluminense, e de Belém do Pará. Nesta segunda-feira, 25, tem treinamento com os novos aprendentes, que se inscreveram na primeira edição da Segundona: ciclo de palestra que aconteceu em Aracaju (SE), no dia 18 de julho. Próximo dia 27, será a vez dos aprendizes de Paulo Afonso (BA). 


Nesse circuito, jovens que apresentaram bom desempenho, denominados de “Oficiais”, são selecionados e viajam, com todas as despesas pagas pelo programa, para aplicar oficinas nos polos.  Uma premiação aos que se destacam como aprendizes.


A caravana serve também como alinhamento pedagógico regional, segundo a coordenadora nacional do programa Aprendiz Integrado, Mafra Meris. “É o que faz com que todos os polos estejam padronizados, ajuda a colocar todos no mesmo ritmo de aprendizagem”, explica. 


Treinamento


Do treinamento desta segunda-feira, 25, no auditório do JFC Center, no bairro Jardins, participam jovens aprendizes e aprendentes, estes últimos, iniciantes no programa e sem contrato com empresas parceiras. 


É através dos treinamentos que os aprendentes recebem instruções para a Arena, isto é, a entrevista de emprego, facilitada pelo programa Aprendiz Integrado. Nesses treinamentos, os jovens são instruídos como se portar diante de um recrutador de Recursos Humanos numa entrevista.


“Nós oferecemos a educação corporativa, que não é ensinada em casa ou no ensino regular. Os jovens precisam dessa orientação, antes de enfrentar uma entrevista de emprego. A roupa que vai usar, a forma de olhar o entrevistador, o que falar, faz muita diferença. Como eles são muito jovens, entre 14 e 22 anos, não possuem experiência,  a chance de conseguir a vaga está na atitude”, explica a coordenadora nacional, a doutora em Educação, Mafra Meris.


No dia 22, após audiência de instrução na sede do Ministério Público do Pará (8ª Região), foram oferecidas mais 196 vagas, em 28 postos de trabalho naquele estado. Na Segundona, em Sergipe, do dia 18, oito jovens conquistaram vagas de emprego, oferecidas por uma construtora. 


 O Aprendiz Integrado é um programa gratuito de aprendizagem profissional, que ajuda jovens entre 14 e 22 anos na inserção no mercado de trabalho, através do sistema de cotas garantido pela Lei do Aprendiz (10.097/2000). O jovem interessado deve se inscrever acessando o link na bio do Instagram @aprendizintegrado. Ele deve ter o Ensino Médio completo ou estar estudando num curso regular.

Categoria:

Deixe seu Comentário


Ana - 25/07/2022 14h51
Muito importante essa informação!
patricia - 25/07/2022 10h37
ok
André - 25/07/2022 10h29
Conhecimento corporativo muito importante a todos especialmente aos jovens!!!