Sebrae promove mais uma Semana do Microempreendedor Individual
Evento contará com palestras presenciais e online, além de orientação empresarial
De 16 a 20 de maio, o Sebrae promove em todo o Brasil mais uma edição da Semana do Microempreendedor Individual (MEI). O evento contará com uma programação presencial e online por meio de oficinas, workshops, palestras técnicas e motivacionais, além de orientação de qualidade para ajudar os donos de pequenos negócios.
Em Sergipe, a Semana do MEI promoverá uma programação presencial e gratuita, de 17 a 19 de maio. As palestras serão realizadas na sede da instituição, em Aracaju, sempre ás 19h. As inscrições podem ser feitas pelo site www.se.sebrae.com.br.No dia 17, o encontro será com Iana Queiroz, jornalista e especialista em Marketing Digital, que falará sobre ‘Marketing Digital – O poder das vendas’.
No dia 18, é a vez de Rodrigo Dias Rosa, consultor do Sebrae e especialista em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário, ministrar a palestra ‘MEI sem burocracia’. Já no dia 19, também ás 19h, é a vez do consultor do Sebrae e especialista em Finanças e Controladoria, Frank Albuquerque, apresentar dicas sobre como controlar seu dinheiro.
Além dos encontros presenciais, a instituição irá promover uma série de palestras online por meio da plataforma online Sebrae Experience, que traz um ambiente digital e interativo. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo endereço www.sebrae.com.br/semanadomei2022.
Em cada dia, o empreendedor vai acompanhar atividades para se inspirar, inovar, planejar os negócios, cuidar das finanças e vender mais. Para isso, foi convidado um time de especialistas do Sebrae de todo o país para apresentar tendências do mercado e explorar temas como soft skills, negociação para mulheres, uso do WhatsApp, modelos de negócios Canvas, entre outros.
A programação online também vai contar com a participação de palestrantes convidados que são referência no mercado. Entre eles está o empresário e pioneiro na internet, Murilo Gun, que apresenta a palestra “Empreendedor do Século XXI”, no primeiro dia da Semana, a partir das 14h.
Atendimentos
Durante a Semana do MEI os empreendedores também podem receber orientações para gerenciar melhor seus negócios. Os atendimentos serão realizados das 8 ás 12h e das 14 ás 18h na sede do Sebrae, em Aracaju, e nos Escritórios Regionais de Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora da Glória, Propriá e Estância.
Um outro foco é a instrução do MEI sobre as suas obrigações legais. Uma delas é a entrega da declaração de faturamento anual. A legislação estabelece que o microempreendedor precisa informar à Receita o faturamento bruto da atividade desempenhada por ele no ano anterior. O prazo termina no dia 30 de junho. Os técnicos orientarão ainda o MEI sobre a importância do pagamento em dia dos boletos DAS, alertando sobre o risco de perderem os benefícios previstos em lei e ficarem em dívida com o Fisco.
“ A Semana 2022 será uma grande oportunidade para que os microempreendedores individuais busquem capacitações e conhecimento para a retomada dos negócios, de forma mais sustentável, no período pós-pandemia. “Após esses dois anos muito difíceis, o Sebrae prepara um evento completo, pois sabemos dos desafios do dia a dia do MEI e acreditamos no potencial dos empreendedores para uma retomada sustentável de seus negócios”, explica o superintendente do Sebrae, Paulo do Eirado
Microempreendedor Individual
O MEI é uma categoria jurídica direcionada as pessoas que trabalham por conta própria, faturam até R$ 81 mil ao ano, não possuem participação em outras empresas como sócio ou titular e empregam no máximo um funcionário recebendo o salário mínimo ou o piso da categoria. Mediante o pagamento de uma taxa mensal de no máximo R$ 66,60 o trabalhador passa a contar com auxílio doença, salário maternidade, aposentadoria após 15 anos de serviço e pensão por morte. Outros benefícios importantes são poder vender para o governo, ter acesso facilitado aos serviços bancários e linhas de crédito. Em Sergipe, segundo dados da Receita Federal, há mais de 93 mil pessoas enquadradas como MEI.