Covid-19: Aracaju já vacinou 80% da população acima de 12 anos com a primeira dose

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segue avançando, a cada dia, com a campanha de imunização da população contra o coronavírus. Nesta segunda-feira, 6, véspera do feriado nacional da Independência, a capital sergipana atingiu a marca de 80% da população acima de 12 anos vacinada com a primeira dose.

Durante todo o dia, mais 2.813 aracajuanos foram vacinados, sendo 119 adolescentes com comorbidades ou deficiência permanente, entre 12 e 17 anos, público prioritário neste momento, e 2.694 pessoas que precisavam tomar a segunda dose da AstraZeneca até o dia 13 de setembro e da Pfizer até o dia 16 de setembro, inseridas na antecipação vacinal organizada pela SMS.

Alívio

Keliane Alves Nunes, de 37 anos, levou o filho Sávio Moisés Nunes Roque, de 12 anos, que é autista, para tomar a primeira dose da Pfizer no ponto montado no Aracaju Parque Shopping, no bairro Industrial. Ainda mostrando-se insegura com uma possível reação adversa que a vacina poderia apresentar em seu filho, ela deixou o medo de lado e se apegou a Deus e à ciência.

“No começo, eu não queria trazer, porque me preocupava se iria ter reação. A gente não sabe direito a eficácia da vacina em crianças, mas a gente tem que ficar aliviado e tentar dar um voto de confiança, porque é para o bem dele e da família também”, destacou Keliane.

Maria da Glória dos Santos, 41, mãe de Victória Luíza Gama dos Santos, 17, também esteve no ponto de vacinação do Aracaju Parque Shopping e disse estar tranquila. “É um alívio. Meu irmão e minha mãe morreram de covid-19 e por essas coisas que estão acontecendo a gente fica aliviada de saber que chegou a hora dela tomar [a vacina]. Todos lá em casa já tomaram, só faltava ela”, disse a mãe. "Estou aliviada", reforçou a filha.

Ainda no Aracaju Parque Shopping esteve Ana Cláudia do Nascimento, mãe de Isabela Gomes Souza. Ao ver sua filha sendo imunizada com a primeira dose, ela disse que seu coração transbordava de felicidade. “O coração está aliviado. Agora é esperar os amigos dela”, disse, com lágrimas nos olhos. "Confio na vacina e recomendo para todos”, destacou a adolescente.

No ponto montado na Uninassau, no bairro Siqueira Campos, Pablo Tavares Valença Calado Porto, 37, tomou a sua segunda dose da Pfizer. “O sentimento é de mais tranquilidade para, aos poucos, voltar à normalidade. Espero que todos tomem para a gente ficar mais tranquilo, porque, pelo que entendemos, quanto mais pessoas vacinadas, mais proteção a gente vai ter”, recomendou.

No drive instalado no Parque da Sementeira, Willames Ribeiro, 50, também avaliou a vacina como extremamente importante. “Vim tomar minha segunda dose da Pfizer e concluir meu esquema. É uma sensação de tranquilidade, pois sabemos que essa pandemia está afetando a sociedade internacional e a gente não fica fora desse contexto. Para quem não tomou, recomendo a todos que venham tomar, porque é importante para a imunidade”, afirmou.

No Externato São Francisco, no bairro Suíssa, Maria de Fátima dos Santos Silva, 46, também tomou a sua segunda dose da Pfizer. “Estou mais tranquila agora. Na pandemia, perdi muitos amigos e familiares, a sensação é de alívio e tranquilidade agora. A vacina é necessária e não é possível que nos tempos de hoje ainda existam pessoas que têm uma certa resistência. Espero que essas pessoas se conscientizem”, disse.

Locais

Até a próxima sexta-feira, dia 10, para receber a vacina, as pessoas que fazem parte do grupo priorizado nesta fase devem apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência em nome dos pais e relatório médico que ateste a comorbidade.

Até lá, a vacinação  de primeira dose ocorre em oito pontos da capital: Unidades Básicas de Saúde Onésimo Pinto (Jardim Centenário) e Santa Terezinha (Robalo), os shoppings Riomar (Coroa do Meio) e Aracaju Parque Shopping (Industrial), as universidades Tiradentes (Augusto Franco) e Maurício de Nassau (avenida Augusto Franco) e o auditório da Escola Presidente Vargas (Siqueira Campos), das 8h às 16h, e no drive-thru do Parque da Sementeira, das 8h às 17h, mediante apresentação do código autorizativo após cadastro no VacinAju.

2ª Dose

Os pontos para antecipação da segunda dose de AstraZeneca são UBSs Cândida Alves (Santo Antônio), Marx de Carvalho (Ponto Novo), Augusto Franco (Farolândia), das 8h às 16h; e os dois drive-thrus do Parque da Sementeira e 28º Batalhão de Caçadores, que funcionam das 8h às 17h. 

Já os pontos de antecipação da dose de reforço da Pfizer são o Externato São Francisco (Suíssa), Auditório Antônio Vieira Neto (Siqueira Campos), Universidade Tiradentes (Farolândia), Uninassau (avenida Augusto Franco) e UBS Santa Terezinha (Robalo), das 8h às 16h; além dos drive-thrus do Parque da Sementeira e do 28º Batalhão de Caçadores, das 8h às 17h.

Para ser vacinado basta levar o cartão de vacina comprovando que tomou a primeira dose, um documento com foto e CPF e um comprovante de residência de Aracaju em nome da pessoa a ser vacinada ou dos pais.

 

Categoria:

Deixe seu Comentário