Governo entrega mais de 19 toneladas de sementes de milho a pequenos produtores sergipanos

O programa de Distribuição de Sementes representa mais um incentivo à agricultura familiar em Sergipe e a efetivação de um compromisso do governador Fábio

Agricultores familiares do alto sertão sergipano receberam, nesta terça-feira, 2,  mais de 19 toneladas de sementes de milho para a produção. A entrega foi feita pelo governador interino, Jeferson Andrade, e a ação representa mais uma etapa do Programa de Distribuição de Sementes Certificadas - Programa Sementes do Futuro, uma iniciativa do Governo do Estado para o fomento da agricultura familiar sergipana.

Na ocasião, foram distribuídas nove toneladas de milho para agricultores de Nossa Senhora da Glória; duas toneladas e meia aos agricultores de Feira Nova; e oito toneladas aos agricultores de Monte Alegre.

Para o governador em exercício, a distribuição representa mais um incentivo à agricultura sergipana. "Nosso povo é batalhador, sabe a época certa de plantar e o Governo do Estado vem aqui dar esse apoio, que é importante, principalmente para quem mais necessita, que é o agricultor familiar, que agora tem sua sementinha para manter a alimentação do seu gado, fazer seu estoque e fazer com que o comércio circule muito melhor", disse.

Jeferson Andrade lembrou, ainda, que a reativação do programa de distribuição de sementes foi mais um compromisso assumido pelo governador Fábio Mitidieri que já está sendo efetivado. "A gente sabe que é uma pauta importante do governo de Fábio Mitidieri. Foi uma promessa de campanha que tornarmos realidade logo no começo do mandato dele. O Programa Sementes do Futuro vai atender a 31 municípios, não só do alto sertão como do médio e de outras localidades do nosso estado", destacou.

O presidente da Associação do Povoado Mucambo, de Glória, José Ginaldo, demonstrou sua gratidão pelo recebimento das sementes. "Estamos felizes com esse retorno das sementes. O milho está chegando em uma boa hora porque ainda vamos começar a preparar a terra. Vamos arar nossas terras e plantar, porque é plantando que se vence. Só temos a agradecer ao nosso governador que está mostrando para o que veio", ressaltou o pequeno produtor.

Segundo a prefeita de Nossa Senhora da Glória, Luana Oliveira, as sementes chegam em tempo hábil para garantir uma boa produção e movimentar a economia da região. "Só temos a agradecer ao Governo do Estado, as sementes estão chegando em tempo hábil porque, agora, já começou a chover, e muitos produtores já estão tombando suas terras. São 1.365 famílias beneficiadas aqui em Glória, que vão receber dez quilos de semente cada uma. Então é muito importante, porque o que gira a economia. É o pequeno produtor, é a nossa bacia leiteira. E, com certeza, não só Glória, mas o sertão próspero é fruto do trabalho e dedicação de todos e, principalmente, do Governo do Estado", relatou a gestora municipal.

Programa

O Sementes do Futuro constitui-se em uma política de Governo, como forma de apoiar a produção de grãos dos agricultores familiares sergipanos, principalmente aqueles em condições mais vulneráveis. A ação é realizada por meio da Secretaria da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) e da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro).

O secretário de Agricultura de Monte Alegre, Haroldo José da Silva, recebeu as sementes em nome dos agricultores do município e falou da importância do benefício para os produtores locais. "A distribuição de sementes é uma política também de inclusão social, pela importância que tem o milho para nossa região, por todo o cenário da cadeia produtiva. Essa é a  principal cultura da nossa região e chega em um momento adequado, pois se a chuva cair amanhã, o agricultor já vai está com a semente na mão para o plantio", explanou. 

Neste ano de 2023, serão distribuídas 115 toneladas de sementes selecionadas e certificadas de milho para 11.500 famílias de agricultores de 31 municípios. As sementes foram adquiridas com investimento próprio do Governo de Sergipe, no valor de R$ 1,5 milhão.

O secretário de Estado da Agricultura, Zeca da Silva, explicou que a agricultura familiar representa cerca de 60% da agricultura no estado. "O pequeno agricultor merece essa atenção especial. É a agricultura familiar sendo tratada com um olhar diferenciado e o governo mais próximo das pessoas", enfatizou.

Produção

A produção de milho nas propriedades do pequeno produtor rural é basicamente para a produção de forragem para alimentação animal e, também, para subsistência das famílias. De acordo com a dirigente do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) de Nossa Senhora da Glória e representante do Instituto José Ribamar, Maria dos Prazeres de Santana, a produção gerada a partir da distribuição das sementes deverá ser usada, primeiramente, para o abastecimento das famílias dos agricultores e na alimentação animal. "Chegou em uma boa hora, o inverno ainda está para chegar e a semente já está aqui. Isso tem uma importância enorme, principalmente para os agricultores que não têm condições de comprar essas sementes. E a gente planta para tudo, para o gado, ovelha, galinha, alimentação animal e das famílias. E, se o inverno der bom, ainda conseguimos vender um pouquinho", comemorou.

Também participaram da solenidade o secretário de Estado da Casa Civil (SECC), Jorginho Araujo; as prefeitas de Monte Alegre, Nena de Luciano, de Gararu, Zete de Jajão, e o prefeito de Graccho Cardoso, Arakém Aragão; a ex-prefeita de Nossa Senhora Aparecida, Vera Souza; os ex-prefeitos de Itabi, Rubens Feitosa, e de Canindé de São Francisco, Heleno Silva; o diretor de Assistência Técnica e de Extensão Rural da Emdagro, Jeam Nascimento, representando o  presidente Gilson dos Anjos; o diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade; a chefe do escritório da Emdagro em Glória, Rita Selene; vereadores e secretários municipais da região.

Categoria:

Deixe seu Comentário